Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
Amamentar diminui o risco de doenças cardíacas.
Amamentar diminui o risco de doenças cardíacas.

Pesquisa revela que amamentar não traz benefícios apenas à vida do bebê. Também é bom para o coração da mãe.

Além de reduzir a probabilidade de a mãe ter câncer de mama ou dos ovários, diabetes e artrites, o estudo mostra que amamentar reduz ainda o risco de ataques cardíacos e de ataques vasculares cerebrais (AVC). Mesmo oito anos depois de terem dado à luz.

 

Para provar essa teoria, um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, se uniram a cientistas da Academia Chinesa de Ciências Médicas e analisaram dados de mais de 290 mil mulheres na China. As mulheres que participaram no estudo tinham idades entre os 30 e os 79 anos e cederam informações como o número de filhos e o tempo de amamentação. Além disso, os pesquisadores consideraram ainda fatores como a pressão sanguínea, obesidade, diabetes e se a mulher é ou já foi fumante.

 

Nos resultados do estudo, os cientistas perceberam que, em comparação com mulheres que não amamentaram, as mães que o fizeram registaram 9% menos chances de ter um enfarte e 8% menos de hipótese de sofrer um AVC. Além disso, os cientistas provaram ainda que amamentar tem benefícios acumulados: para as mães que deram de mamar até aos dois anos da criança, esses números sobem para 18% e 17%, respetivamente. A cada seis meses de amamentação a partir desse marco, o risco de vir a ter um desses problemas era reduzido de 4 - para o enfarte - a 3 - para o AVC - pontos percentuais.

 


Fonte: Ciberia. "Amamentar diminui o risco de doenças cardíacas". https://goo.gl/BzgP4q

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post