Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva
5 motivos para incluir a soja em sua dieta.
5 motivos para incluir a soja em sua dieta.

Amiga do coração, a leguminosa é rica em proteínas e fibras, além de poder ser consumida por intolerantes à lactose.

Rica em proteínas de alta qualidade, gorduras boas (como as mono e poli-insaturadas), fibras, vitaminas e minerais, a soja ganhou espaço na dieta de vários brasileiros. Acompanhando essa tendência, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a leguminosa como um alimento com propriedades funcionais e recomenda o consumo de, no mínimo, 25 gramas por dia de sua proteína.

 

Recomenda-se o consumo diário da soja e de outros alimentos de origem vegetal, uma vez que estes são ricos em fibras solúveis responsáveis por uma digestão mais lenta e, por consequência, maior sensação de saciedade. O recomendado é que haja uma variação ao incluir a soja na alimentação, fazendo uso deste grão no preparo de saladas, pratos quentes ou vitaminas e alterando seu uso no cardápio, para evitar a monotonia alimentar.

 

Descubra cinco motivos para incluir a soja em seu dieta diária:

 

Proteína de qualidade:
Fonte de proteína vegetal de alto valor biológico, o grão pode desempenhar um papel importante na saúde. Sua composição rica em lipídeos, carboidratos, proteínas e fibras pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer, diabetes e, também, ajudam a reduzir os sintomas da menopausa.

 

Amiga do coração:
Incluir a soja na dieta pode trazer benefícios ao coração uma vez que a proteína da soja auxilia na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a proteína de soja é um nutriente com propriedades funcionais e/ou de saúde. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação variada e a hábitos de vida saudáveis.

 

Alimento Seguro:
Seu consumo é seguro para todas as faixas etárias, podendo fazer parte de uma alimentação equilibrada e aliada a hábitos de vida saudáveis tanto para crianças quanto para adultos, dentro de uma alimentação equilibrada e variada.

 

Zero lactose:
As bebidas e os alimentos à base de soja não possuem lactose, podendo assim ser indicados a quem possui intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Algumas bebidas à base de soja do mercado possuem fortificação de cálcio, com o mesmo teor presente no leite, mas é sempre bom ficar atento que qualquer restrição deve ter acompanhamento de um profissional de saúde garantindo adequação calórica e ingestão de todos os nutrientes.

 


Fonte: Tribuna do Ceará - Vida Saúdável. "Veja 5 motivos para incluir a soja em sua dieta". Conteúdo editado. https://goo.gl/89ubeV

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez
Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.

  • Compartilhe este post